Uma breve abordagem sobre a matéria: | |||||||||
Objetivo: | |||||||||
Compreender a composição básica da matéria, assimilando assim, os principios | |||||||||
elementares da composição dos corpos simples e corpos compostos. | |||||||||
Definição de matéria | |||||||||
Corpos | |||||||||
Composição da matéria | |||||||||
Teoria eletrônica da matéria: | |||||||||
Objetivo: | |||||||||
Compreender os fundamentos da Teoria Eletrônica da Matéria, assimilando os conceitos de cargas e deslocamento | |||||||||
dos elétrons na camada de valência e da estrutura atômica dos corpos. | |||||||||
Composição do Átomo; | |||||||||
Orbitais | |||||||||
Carga elétrica; | |||||||||
A tendência para o equilibrio das cargas; | |||||||||
Átomos em desequilibrio elétrico; | |||||||||
Ionização; | |||||||||
Eletrização dos corpos; | |||||||||
Diferença de potencial elétrico DDP; | |||||||||
Tensão elétrica | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Reconhecer a tensão elétrica continua e alternada e seus metodos de medição e unidades. | |||||||||
Tensão elétrica, símbologia e unidade de medida; | |||||||||
Tensão AC e DC . Múltiplos e submultiplos do Volt; | |||||||||
Geradores elétricos, pilhas e baterias, simbologias; | |||||||||
Voltimetro, medições de tensão eletrica; | |||||||||
Geradores e dínamos. | |||||||||
Corrente elétrica | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Compreender a corrente elétrica e o modo de leitura da mesma. | |||||||||
Corrente eletrica, simbologia e unidade de medida; | |||||||||
Multiplos e submultiplos da corrente elétrica. | |||||||||
Amperímetro | |||||||||
Resistividade elétrica | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Reconhecer as diferentes resistividades dos materiais. | |||||||||
Condutividade elétrica; | |||||||||
Unidade de medida da resistividade elétrica; | |||||||||
Simbologia da resistencia elétrica; | |||||||||
Bons condutores elétricos; | |||||||||
Mal condutores elétricos; | |||||||||
Semicondutores elétricos; | |||||||||
Isolantes elétricos; | |||||||||
Resistência elétrica; | |||||||||
Associação de resistencias; | |||||||||
Medições de continuidade. | |||||||||
Lei de OHM | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Compreendera leide OHM e a sua importância para determinar grandezas elétricas. | |||||||||
Enunciado da lei de Ohm e tradução em fórmula; | |||||||||
Desmembramento da Lei de Ohm (Triângulo REI) | |||||||||
Simbologias; | |||||||||
Demonstração das Leis de Ohm e aplicações práticas; | |||||||||
Associação de resistencias em série, paralelo e mista. | |||||||||
Potência elétrica | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Compreender e calcular potências elétricas e a sua necessidade para dimensionar cabos e proteções. | |||||||||
Unidade de medida de potência elétrica; | |||||||||
Calculando a potência elétrica; | |||||||||
Circuito reativos e resistivos ( explicação prática); | |||||||||
Magnetismo e Eletromagnetismo | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Capacitar o aluno a compreender os fenomenos magneticos, e seus efeitos eletricos. | |||||||||
Imãs, polaridade. | |||||||||
Campo magnetico e campo eletromagnetico; | |||||||||
Eletroímãs | |||||||||
Equipamentos de proteção individual (EPI) | |||||||||
Objetivos: | |||||||||
Familiarizar o aluno com os equipamentos de proteção individual como garantidores de segurança pessoal e coletiva. | |||||||||
Os condutores de eletricidade | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Familiarizar o aluno com os diferentes tipos de condutores elétricos e suas aplicações. | |||||||||
Cabos elétricos. Tipos e aplicações; | |||||||||
Emendas de cabos elétricos e isolação; | |||||||||
Conexão de cabos elétricos; | |||||||||
Conduites e eletro calhas | |||||||||
Isolantes e isoladores | |||||||||
Terminais para cabos. | |||||||||
Pequeno dicionario técnico | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Familiarizar o aluno com termos técnicos utilizados em eletro eletrônica. | |||||||||
Planejamento de uma instação elétrica | |||||||||
Diagramas elétricos | |||||||||
Diagramas elétricos | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Capacitar o aluno a elaborar um diagrama elétrico unifilar e multifilar, listando materiais e dimensionando circuitos | |||||||||
Iluminação elétrica | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Familiarizar o aluno com os sistemas de iluminação tradicionais e os novos sistemas de LED. | |||||||||
Lampada incandescente; | |||||||||
Lâmpadas fluorescentes e sistemas de partida e reatores; | |||||||||
Luminárias e arandelas | |||||||||
Bases de soquetes para lâmpadas; | |||||||||
Sistemas de aterramento | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Compreender a necessidade do condutor de aterramento nas maquinas elétricas bem como as regras e normas para | |||||||||
para aterramento seguro | |||||||||
Simbologia | |||||||||
Engaste da barra cobreada; | |||||||||
Normas e regras | |||||||||
Chaves elétricas | Dispositivos de manobra e proteção II | ||||||||
Objetivos | |||||||||
Conhecer e aplicar a chave adequada para cada necessidade. | |||||||||
Simbologia das chaves; | |||||||||
Chaves NF e NA | |||||||||
Interruptores simples | |||||||||
Interruptores em paralelo | |||||||||
Chaves seccionadoras | |||||||||
Botoeiras | |||||||||
Disjuntores | |||||||||
Fusiveis | |||||||||
Interruptor residual (DR) | |||||||||
Relés | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Compreender o funcionamento dos relés e suas aplicações. | |||||||||
O Relé | |||||||||
Contatores | |||||||||
Relés térmicos | |||||||||
Relés de falta de fase | |||||||||
Circuitos básicos com contator | |||||||||
Motores elétricos | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Familiarizar o aluno a compreender o funcionamento dos motores elétricos, seus tipos e aplicações. | |||||||||
Principio de funcionamento; | |||||||||
Motores monofásicos | |||||||||
Motores trifásicos | |||||||||
Ligações | |||||||||
Sensores elétricos | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Familiarizar o aluno com os diversos sensores de grandezas termicas, velocimétricas, luminosas etc. | |||||||||
Sistemas de proteção elétrica | |||||||||
Objetivos | |||||||||
Capacitar o aluno a dimensionar o sistema correto de proteção elétrica para sobre correntes. | |||||||||
Fusiveis | |||||||||
Disjuntores |
Eletricidade 1
Assinar:
Postagens (Atom)